Logo mais, no mês
de Setembro próximo, como acontece em todos os anos, será celebrada a festa de Rosh Hashanah, um banquete
de dois
dias, que relembra uma ordem do Senhor dada em
Levíticos 23:24:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do
mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa
convocação.
Esse é um dia muito importante em Israel, porque marca o
início do ano novo, é considerado um dia
em que
tudo recomeça. É
um dia
sagrado, e um dos mais importantes
do ano.
Além disso, Rosh Hashaná,
como acontece com outras festas judaicas, é conhecido
por vários
nomes! Para esse post quero destacar alguns desses nomes,
e um deles é Festa de Trombetas!
A Festa de
Trombetas
O Senhor Jesus cumpriu todas as primeiras quatro festas
solenes do calendário judaico em seus dias precisos. Não sei se você sabe
disso, mas em Sua crucificação, Ele cumpriu as três primeiras: Morreu
crucificado na Páscoa, foi apresentado como o Pão Sem Fermento no data precisa pelo
Sumo Sacerdote, e ressuscitou no dia da Festa de Primícias!
Se isso não bastasse para chamar a nossa atenção, Ele cumpriu
Sua promessa de nos enviar o Seu Espírito Santo no dia exato da próxima festa,
a Festa de Pentecostes! Ou seja, todas as quatro primeiras festas tiveram seu
cumprimento no dia exato!
Assim, me parece razoável crer que Ele cumprirá a próxima
festa em seu dia exato. Então eu pergunto: você sabe qual é a próxima festa?
A próxima festa é a
Festa de Trombetas!
No primeiro dia do ano, no início do ano novo, de acordo com a
tradição, o sacerdote sopra
o shofar,
um chifre de carneiro
- que muitas
vezes é
traduzido na Bíblia como "trombeta"
- cem vezes!
Serão toques divididos em nove sessões diferentes,
quando sacerdote soprará a
trombeta 11 vezes.
Ou seja, serão 99 toques de shofar, que serão concluídos por um último e poderoso
toque final! O toque da última trombeta,
centésimo, é o mais alto
e longo.
É a trombeta
final da
Festa das
Trombetas. Vamos comparar essa
figura com o texto de Paulo aos Coríntios, quando ele revela e descreve o Arrebatamento:
51 Eis que vos digo um mistério: nem
todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento,
num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A
trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
I Coríntios 15:51-52
Em toda a
Escritura, esse evento está ligado
a toques
do shofar, e é por isso que eu creio
que essa associação com a Festa das
Trombetas faz muito sentido. Para mim, na
verdade, faz todo o sentido!
Yom Teruah
Mas além da clara associação com a Festa de Trombetas, o
sopro do shofar, na festa de Rosh Hashaná
também é, às vezes, conhecido
como Yom Teruah,
que significa "um
dia de
sopro" ou "o
dia dos
toques de despertar". Se você conhece os fundamentos do Arrebatamento, pooderá perceber que o toque do
shofar também tem por objetivo “despertar os mortos em Cristo em seus túmulos:
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua
palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus,
descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com
eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos
para sempre com o Senhor.
I Tessalonicenses 4:16-17
Veja que ao longo de milhares de anos, os judeus têm chamado
Rosh Hashaná
como "o dia do toque
de despertar".
É exatamente isso que
vai acontecer
no Arrebatamento,
e foi a ênfase inicial da revelação de Paulo. Estava ministrando aos cristãos que
tinham visto seus parentes queridos terem sido mortos nas perseguições, além
dos que morreram naturalmente. Sua revelação profética de que “os
mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro” tinha o objetivo de trazer conforto e entendimento,
mesmo que não fosse para eles na época. Os mortos em Cristo serão despertados de
seu "sono"
e serão
recriados incorruptíveis e imortais.
Yom Ha-Din
O
outro nome para Rosh Hashanah, Yom Ha-Din, refere-se ao Dia do Julgamento.
As orações feitas durante essa festa destacavam o tempo em que o mundo será
julgado, ou posto sob julgamento. Din
significa julgamento em hebraico. Assim, eles creem que esses dias apontam para
um período em que Deus pesará nossos acertos
e erros do ano anterior para o próximo período. Veja que essa figura se conecta
por com o Arrebatamento e aos eventos dos tempos finais:
12 E eis que
venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um
segundo as suas obras. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o
Último, o Princípio e o Fim.
Apocalipse 22:12-13
O Arrebatamento será um dia em que Jesus julga a
igreja, não para salvação porque a Igreja é constituída pelos salvos, mas
segundo suas obras para galardão! E também vai marcar o início dos últimos sete
anos em que O Senhor vai julgar a terra!
Yom Hazikaron
Rosh
Hashanah também é às vezes chamado de Yom Hazikaron, que significa "o
dia da lembrança". Nesses dias de festa, os judeus pedem para que Deus
se lembre deles durante o próximo ano. Deixe-me fazer uma nova associação com o
arrebatamento:
34 Eu lhe digo, naquela noite haverá duas pessoas em uma cama: um será
levado e o outro será deixado. 35 Duas mulheres estarão moendo
juntas: uma será levada e a outra deixada. Dois homens estarão em campo:
um será levado e o outro deixado."
Lucas 17:34-36
Essa
descrição nos mostra que Jesus revela que o Arrebatamento é um evento seletivo,
quando Ele mesmo Se lembra dos que são Seus, dos que lhe entregaram suas vidas.
Arrependeram-se e creram em Suas Palavras. Assim podemos entender que o Arrebatamento
também é um dia de lembrança.
O Dia do Casamento do Messias
Essa
outra maneira pela qual Rosh Hashaná é conhecido, o dia do casamento do Messias,
também é muito forte e claro. Sim, eles ainda estão esperando o Messias, mas
nós que cremos em Jesus, sabemos que Ele é o Messias, O Cristo, O Ungido. E Seu
casamento é uma figura que conhecemos bem, e aguardamos ansiosamente!
2 Na casa
de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou
preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar,
voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós
também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
João 14:2-4
Na
linguagem de um casamento judaico, um noivo judeu saía da casa de seu pai com
um valor de dote para pagar por sua noiva, se dirigia para a casa de seus pais
para dar-lhes esse presente. Ele bebia uma taça de vinho com eles, e assim o
noivado estava selado. Nesse momento ele declarava sua promessa para sua noiva,
de não mais beber aquele copo novamente, até beber com ela na casa de seu pai. Veja
que é isso que Jesus declarou, precisamente, aos Seus discípulos, no Cenáculo,
na Ceia:
17 E, tomando
um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18
pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira,
até que venha o reino de Deus.
Lucas 22:17-18
Depois
de pagar o preço e fazer essa promessa, o noivo parte para a casa de seu pai,
onde vai preparar um “chuppah” - uma pequena casa ou quarto - para ele morar
com sua noiva.
Só
depois que esse lugar estivesse pronto e o pai aprovasse, é que o noivo poderia
voltar para buscar a sua noiva. Só o pai sabia quando chegaria a hora de dar sua
aprovação.
A
figura clara aqui, é que Jesus é O Noivo, e somos a Sua Noiva, que Ele comprou com
Seu sangue, pagando o preço pelos nossos pecados. Ele está agora na casa de Seu
Pai preparando um lugar para nós, e, com a palavra do Pai, o Arrebatamento
marcará o retorno de Cristo para Sua noiva, para as Bodas!
O dia que ninguém sabe
Uma
frase que os judeus também usam para descrever Rosh Hashaná é "o dia
que ninguém sabe". A razão disso, é que este "dia sagrado"
na verdade se estende por dois dias, porque está relacionado com a lua
nova! O antigo calendário judaico era um calendário lunar, baseado nos ciclos
da lua. Enquanto todos os outros feriados judeus tem data fixa, para ocorrerem na
lua cheia, Rosh Hashaná cai durante a lua nova, no início do mês, e no início
de um novo ano!
Naqueles
dias era tarefa fácil dizer quando é lua está cheia, já discernir a lua nova é
mais complicado porque ela desaparece completamente. De acordo com as tradições
judaicas antigas, o novo mês não começaria oficialmente até que duas
testemunhas relatassem ter visto a lua nova para o Sumo Sacerdote. Os judeus
sabiam que esse avistamento poderia ocorrer dentro de uma janela de dois dias
de escuridão. Uma vez que o avistamento fosse testemunhado e confirmado, os
sacerdotes soariam o shofar, e então Rosh Hashanah começaria. Não é fascinante?
Mas para mim, o mais impressionante é que Jesus descreveu o Arrebatamento também
usando temas semelhantes:
"Mas daquele dia e
hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho, mas apenas o
Pai. Tome atenção, observe e ore; pois você não sabe quando é a hora.”
Marcos 13:32-33
Com
Rosh Hashaná, os judeus sabiam, por certo, a época aproximada quando a festa
aconteceria, e deveriam estar preparados para ela, mas não sabiam o dia
ou hora exatos. É "o dia que ninguém sabe". E esse é o
próximo grande evento profético! Biblicamente, é claro que o Arrebatamento é o
próximo e grande evento profético, que impactará a história do mundo! Enquanto
isso, eu vou acompanhar e orar os eventos ao redor, quando nos aproximamos dos
dias 15 a 17 de setembro de 2023, dias de Festa deTrombetas! Aliás, nesse
ano, inclusive, começa em um “shabbat”, na sexta feira dia 15 ao meio dia - horário
do Brasil - e vai a té domingo 17, ao
meio dia, nosso fuso horário.
Com
tantas coisas tremendas, proféticas e algumas até mesmo assustadoras que vemos tomando
forma em nossos dias, no mundo de hoje, não seria uma surpresa se este fosse o
ano do Arrebatamento de Sua Noiva! Claro, não marco datas mas... Será?
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