Pular para o conteúdo principal

ARREBATAMENTO EM SETEMBRO NA FESTA DE TROMBETAS?

 


Logo mais, no mês de Setembro próximo, como acontece em todos os anos, será celebrada a festa de Rosh Hashanah, um banquete de dois dias, que relembra uma ordem do Senhor dada em Levíticos 23:24:

 

Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação.

 

Esse é um dia muito importante em Israel, porque marca o início do ano novo, é considerado um dia em que tudo recomeça. É um dia sagrado, e um dos mais importantes do ano. Além disso, Rosh Hashaná, como acontece com outras festas judaicas, é conhecido por vários nomes! Para esse post quero destacar alguns desses nomes, e um deles é Festa de Trombetas!

 

A Festa de Trombetas

O Senhor Jesus cumpriu todas as primeiras quatro festas solenes do calendário judaico em seus dias precisos. Não sei se você sabe disso, mas em Sua crucificação, Ele cumpriu as três primeiras: Morreu crucificado na Páscoa, foi apresentado como o Pão Sem Fermento no data precisa pelo Sumo Sacerdote, e ressuscitou no dia da Festa de Primícias!

Se isso não bastasse para chamar a nossa atenção, Ele cumpriu Sua promessa de nos enviar o Seu Espírito Santo no dia exato da próxima festa, a Festa de Pentecostes! Ou seja, todas as quatro primeiras festas tiveram seu cumprimento no dia exato!

Assim, me parece razoável crer que Ele cumprirá a próxima festa em seu dia exato. Então eu  pergunto: você sabe qual é a próxima festa?  

 

A próxima festa é a Festa de Trombetas!

 

No primeiro dia do ano, no início do ano novo, de acordo com a tradição, o sacerdote sopra o shofar, um chifre de carneiro - que muitas vezes é traduzido na Bíblia como "trombeta" - cem vezes! Serão toques divididos em nove sessões diferentes, quando sacerdote soprará a trombeta 11 vezes. Ou seja, serão 99 toques de shofar, que serão concluídos por um último e poderoso toque final! O toque da última trombeta, centésimo, é o mais alto e longo. É a trombeta final da Festa das Trombetas. Vamos comparar essa figura com o texto de Paulo aos Coríntios, quando ele revela e descreve o Arrebatamento:

 

51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

I Coríntios 15:51-52

 

Em toda a Escritura, esse evento está ligado a toques do shofar, e é por isso que eu creio que essa associação com a Festa das Trombetas faz muito sentido. Para mim, na verdade, faz todo o sentido!

 

Yom Teruah

Mas além da clara associação com a Festa de Trombetas, o sopro do shofar, na festa de Rosh Hashaná também é, às vezes, conhecido como Yom Teruah, que significa "um dia de sopro" ou "o dia dos toques de despertar". Se você conhece os fundamentos do Arrebatamento, pooderá perceber que o toque do shofar também tem por objetivo “despertar os mortos em Cristo em seus túmulos:

 

16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

I Tessalonicenses 4:16-17

 

Veja que ao longo de milhares de anos, os judeus têm chamado Rosh Hashaná como "o dia do toque de despertar". É exatamente isso que vai acontecer no Arrebatamento, e foi a ênfase inicial da revelação de Paulo. Estava ministrando aos cristãos que tinham visto seus parentes queridos terem sido mortos nas perseguições, além dos que morreram naturalmente. Sua revelação profética de que  “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” tinha o objetivo de trazer conforto e entendimento, mesmo que não fosse para eles na época. Os mortos em Cristo serão despertados de seu "sono" e serão recriados incorruptíveis e imortais.Tradução para Português (Brasil). 

 

Yom Ha-Din

O outro nome para Rosh Hashanah, Yom Ha-Din, refere-se ao Dia do Julgamento. As orações feitas durante essa festa destacavam o tempo em que o mundo será julgado, ou posto sob  julgamento. Din significa julgamento em hebraico. Assim, eles creem que esses dias apontam para um período em que  Deus pesará nossos acertos e erros do ano anterior para o próximo período. Veja que essa figura se conecta por com o Arrebatamento e aos eventos dos tempos finais:

 

12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Apocalipse 22:12-13

 

O Arrebatamento será um dia em que Jesus julga a igreja, não para salvação porque a Igreja é constituída pelos salvos, mas segundo suas obras para galardão! E também vai marcar o início dos últimos sete anos em que O Senhor vai julgar a terra!

 

Yom Hazikaron

Rosh Hashanah também é às vezes chamado de Yom Hazikaron, que significa "o dia da lembrança". Nesses dias de festa, os judeus pedem para que Deus se lembre deles durante o próximo ano. Deixe-me fazer uma nova associação com o arrebatamento:

 

34 Eu lhe digo, naquela noite haverá duas pessoas em uma cama: um será levado e o outro será deixado. 35 Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será levada e a outra deixada. Dois homens estarão em campo: um será levado e o outro deixado."

Lucas 17:34-36

 

Essa descrição nos mostra que Jesus revela que o Arrebatamento é um evento seletivo, quando Ele mesmo Se lembra dos que são Seus, dos que lhe entregaram suas vidas. Arrependeram-se e creram em Suas Palavras. Assim podemos entender que o Arrebatamento também é um dia de lembrança.

Tradução para Português (Brasil). 

O Dia do Casamento do Messias

Essa outra maneira pela qual Rosh Hashaná é conhecido, o dia do casamento do Messias, também é muito forte e claro. Sim, eles ainda estão esperando o Messias, mas nós que cremos em Jesus, sabemos que Ele é o Messias, O Cristo, O Ungido. E Seu casamento é uma figura que conhecemos bem, e aguardamos ansiosamente!

 

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

João 14:2-4

 

Na linguagem de um casamento judaico, um noivo judeu saía da casa de seu pai com um valor de dote para pagar por sua noiva, se dirigia para a casa de seus pais para dar-lhes esse presente. Ele bebia uma taça de vinho com eles, e assim o noivado estava selado. Nesse momento ele declarava sua promessa para sua noiva, de não mais beber aquele copo novamente, até beber com ela na casa de seu pai. Veja que é isso que Jesus declarou, precisamente, aos Seus discípulos, no Cenáculo, na Ceia:

 

17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

Lucas 22:17-18

 

Depois de pagar o preço e fazer essa promessa, o noivo parte para a casa de seu pai, onde vai preparar um “chuppah” - uma pequena casa ou quarto - para ele morar com sua noiva.

Só depois que esse lugar estivesse pronto e o pai aprovasse, é que o noivo poderia voltar para buscar a sua noiva. Só o pai sabia quando chegaria a hora de dar sua aprovação.

A figura clara aqui, é que Jesus é O Noivo, e somos a Sua Noiva, que Ele comprou com Seu sangue, pagando o preço pelos nossos pecados. Ele está agora na casa de Seu Pai preparando um lugar para nós, e, com a palavra do Pai, o Arrebatamento marcará o retorno de Cristo para Sua noiva, para as Bodas!

Tradução para Português (Brasil). 

O dia que ninguém sabe

Uma frase que os judeus também usam para descrever Rosh Hashaná é "o dia que ninguém sabe". A razão disso, é que este "dia sagrado" na verdade se estende por dois dias, porque está relacionado com a lua nova! O antigo calendário judaico era um calendário lunar, baseado nos ciclos da lua. Enquanto todos os outros feriados judeus tem data fixa, para ocorrerem na lua cheia, Rosh Hashaná cai durante a lua nova, no início do mês, e no início de um novo ano!

Naqueles dias era tarefa fácil dizer quando é lua está cheia, já discernir a lua nova é mais complicado porque ela desaparece completamente. De acordo com as tradições judaicas antigas, o novo mês não começaria oficialmente até que duas testemunhas relatassem ter visto a lua nova para o Sumo Sacerdote. Os judeus sabiam que esse avistamento poderia ocorrer dentro de uma janela de dois dias de escuridão. Uma vez que o avistamento fosse testemunhado e confirmado, os sacerdotes soariam o shofar, e então Rosh Hashanah começaria. Não é fascinante? Mas para mim, o mais impressionante é que Jesus descreveu o Arrebatamento também usando temas semelhantes:

 

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho, mas apenas o Pai. Tome atenção, observe e ore; pois você não sabe quando é a hora.”

Marcos 13:32-33

 

Com Rosh Hashaná, os judeus sabiam, por certo, a época aproximada quando a festa aconteceria, e deveriam estar preparados para ela, mas não sabiam o dia ou hora exatos. É "o dia que ninguém sabe". E esse é o próximo grande evento profético! Biblicamente, é claro que o Arrebatamento é o próximo e grande evento profético, que impactará a história do mundo! Enquanto isso, eu vou acompanhar e orar os eventos ao redor, quando nos aproximamos dos dias 15 a 17 de setembro de 2023, dias de Festa deTrombetas! Aliás, nesse ano, inclusive, começa em um “shabbat”, na sexta feira dia 15 ao meio dia - horário do Brasil -  e vai a té domingo 17, ao meio dia, nosso fuso horário.

Com tantas coisas tremendas, proféticas e algumas até mesmo assustadoras que vemos tomando forma em nossos dias, no mundo de hoje, não seria uma surpresa se este fosse o ano do Arrebatamento de Sua Noiva! Claro, não marco datas mas... Será?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CONTAMINAÇÃO DA HUMANIDADE: OS GIGANTES

  4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois , quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Gênesis 6:4 Um dos temas mais polêmicos que encontramos na Bíblia diz respeito à existência dos gigantes do passado. “Varões de renome”. Nefilins. Nós encontramos o primeiro registro de sua existência nos dias de Noé. Na verdade, eles são parte fundamental da razão pela qual O Senhor decidiu destruir a terra pelas águas do dilúvio. Além do pecado praticado de maneira desenfreada naqueles dias, houve também uma contaminação genética com esses anjos caídos. Se isso tivesse alcançado a toda a humanidade, não seria mais possível ao Senhor apresentar O Salvador, nascido de mulher, descendente de Adão e Eva para resgatar a raça humana. Afinal, se toda a raça humana estivesse corrompida geneticamente, não haveria um “segundo Adão”. Sei que é um tema polêmico para muitos, mas es

DE VOLTA PARA O BLOG

  “Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu propósito subsistirá e farei toda a minha vontade.” Isaías 46:10 Você que já me conhece por aqui, sabe que desde 2010 e, por muitos anos, ocupei esse espaço com o desejo de trazer informações e conteúdo sobre a agenda dos últimos dias. Alguns posts, reconheço, até mesmo beirando as assim consideradas “teorias da conspiração”. Mas eram VERDADE! Foi um tempo precioso para mim, porque pude estudar muito, ler e observar tanta coisa, e monitorar muito do que começava a se estabelecer no mundo, diante de nossos olhos, e que cumpria com clareza o que está registrado há milênios na Palavra de Deus. Ao longo daqueles anos pude compartilhar minhas percepções acerca da vida diária, que já vinha sendo transformada de maneira impressionante. Em extrema precisão e velocidade crescente, alinhando tudo o que era observado com todos os sinais que encontramos registrados na Bíblia sob

SAIA DA ESCRAVIDÃO INVISÍVEL

  ​ 1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,   2 pois os homens serão... mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. II Timóteo 3:1-5 Uma das marcas visíveis para que possamos concluir o quão perto estamos dos últimos dias, é a transformação pela qual a própria igreja tem passado nos tempos recentes. Eu que sou “igrejado”, bisneto de pastor, neto de mestre e filho de mestre na Palavra, “nasci e cresci na igreja”, e me converti aos 10 anos. Diante disso, creio que posso afirmar que sou uma testemunha dessa transformação em curso, perceptível para aqueles que tiveram essa oportunidade que tive, mas imperceptível aos olhos dos que se converteram com a transformação em movimento. Ou já em meio a seus trágicos efeitos. Explico! Uma figura clara que encontramos na Bíblia é a comparação do Egito como o sistema do mundo, do pecado; Faraó como o próprio satanás, e o povo de I