Pular para o conteúdo principal

SAIA DA ESCRAVIDÃO INVISÍVEL

 


1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,  2pois os homens serão... mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

II Timóteo 3:1-5

Uma das marcas visíveis para que possamos concluir o quão perto estamos dos últimos dias, é a transformação pela qual a própria igreja tem passado nos tempos recentes.

Eu que sou “igrejado”, bisneto de pastor, neto de mestre e filho de mestre na Palavra, “nasci e cresci na igreja”, e me converti aos 10 anos.

Diante disso, creio que posso afirmar que sou uma testemunha dessa transformação em curso, perceptível para aqueles que tiveram essa oportunidade que tive, mas imperceptível aos olhos dos que se converteram com a transformação em movimento. Ou já em meio a seus trágicos efeitos.

Explico!

Uma figura clara que encontramos na Bíblia é a comparação do Egito como o sistema do mundo, do pecado; Faraó como o próprio satanás, e o povo de Israel como a Igreja.

Sabendo que a escravidão no Egito durou 430 anos, compreenderemos que milhares e milhares de pessoas nasceram, viveram e morreram escravos.

Ou seja, não conseguiram passar para seus filhos, e os filhos dos seus filhos, e assim sucessivamente o que seria uma vida de pessoas verdadeiramente livres. Ou seja, a geração que saiu do Egito não tinha a menor ideia de como pensam e vivem pessoas verdadeiramente livres.

Quando Jesus pregou para os judeus conforme relato no evangelho de João 8:31-37, há uma reação interessante deles à exortação de Jesus nos versos 32 e 33:

32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?

Se você prosseguir no texto, verá que Jesus estava falando da escravidão do pecado. E eles eram escravos, mas nem mesmo sabiam disso. Precisavam conhecer A Verdade, para serem libertos! E mesmo estando diante da própria Verdade, permaneceram no cativeiro.

Pela Palavra podemos perceber que o mesmo efeito acontece hoje com a igreja. Veja em Paulo aos Gálatas que o Apóstolo está lutando com a mesma situação:

1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Gálatas 5:1

Adão e Eva foram criados por Deus e viviam no Jardim do Éden. Todo o seu mundo foi estabelecido na Verdade, porque Deus é a própria Verdade. Através de Jesus, A Verdade feita em carne, todas as coisas foram criadas!

Quando Adão e Eva aceitaram a mentira de satanás, “é certo que não morrereis”, eles rejeitaram a Verdade e abraçaram a mentira. Caíram. Foram expulsos do Jardim. Perderam TUDO o que tinham, e foram viver na sociedade que passou a ser estabelecida fora do Éden. Morreram!

Toda sociedade estabelecida fora do Éden foi edificada sobre a mentira como fundamento.

Todas as pessoas que nasceram nesses aproximadamente 6.000 anos de história da humanidade nasceram escravos do pecado. Iludidos e confundidos pela mentira que permeia tudo o que a sociedade constrói. Todas as áreas de conhecimento, ensino, entretenimento, ciência, comércio, relações familiares, atividades religiosas... Tudo imerso na mentira.

Jesus disse que satanás é mentiroso e pai da mentira. Quando profere mentiras fala do que lhe é próprio. E que satanás nunca se firmou na verdade.  E é aqui que há uma complicação importante. Se tudo o que ele dissesse fosse mentira, seria muito fácil para qualquer um perceber. Mas porque ele não se firma na verdade, navega entre a verdade e a mentira. Mistura verdade com mentiras. E aí quem não conhece A Verdade, será enganado.

Afinal, se você for ler a tentação de Jesus no deserto, conforme relato em Mateus capítulo 4, verá que satanás cita a própria Palavra de Deus, Salmo 91, uma Verdade, para tentar a Jesus! Se Jesus não conhecesse muito bem A Palavra por ser Ele mesmo a própria Palavra, poderia ter sido enganado, já que estava em um jejum de 40 dias.

Esse é o motivo pelo qual encontramos coisas boas e verdadeiras na sociedade, em todas as culturas que encontramos hoje. Mas todas elas permeadas pela mentira. Todas elas rejeitando A Verdade. Todas elas em suas culturas e religiões rejeitam Jesus, O Cristo! Falando de Deus, genericamente, tudo bem. Mas Jesus, não! Todas elas são “anticristo”!

E é exatamente por esse motivo que O Espírito Santo quer nos revelar toda a verdade! A verdade que antes de nos entregarmos ao Senhor Jesus, éramos escravos. Herdeiros de 6.000 anos de escravidão geracional. Não sabemos o que é ser livres, e precisamos aprender pela Palavra e pelo Espírito Santo.

A percepção mais difícil para muitos é entender o que o mundo é. O império das trevas. O sistema do príncipe da potestade do ar (Efésios 2:1-3). Um sistema que tem satanás como o seu deus, quer as pessoas do mundo saibam, ou não. Quer creiam ou não.

Mas irmãos em Cristo acham possível amar o mundo, viver em amizade com o mundo, relativizar os pecados do mundo. Não compreender que isso ofende ao Senhor! Ele não vai nos tirar do mundo! Mas oferece poder para sermos livrados do mundo:

3 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.

João 17:13-16

19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

I João 5:19

Eu não sei qual parte do texto acima esses cristãos não compreendem. O mundo INTEIRO está imerso no maligno. Nada do que há no mundo enquanto sistema, é bom. Tudo foi edificado há milênios sobre a mentira. Sob o sistema opressor do maligno.

Esse é o motivo pelo qual João nos exorta:

15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

I João 2:15-17

O que há de bom nesse lugar em que vivemos, é que esse sistema está edificado sobre a terra, criação do Senhor, que ainda é dEle! Sua criação é maravilhosa! E embora tão contaminada pelas obras malignas de satanás através da humanidade, ainda é um lugar que pode nos dar prazer quando estamos em contato direto com a criação!

Bem, os que dizem que Jesus é o seu Senhor precisam entender que precisamos viver no mundo, trabalhar no mundo, construir no mundo, fazer negócios no mundo, mas somos forasteiros aqui e estamos de passagem. Não amamos o mundo, mas amamos o Senhor que amou o mundo e deu Seu filho para salvar a todo aquele que nEle crê! (João 3:16).

O Senhor vai destruir as obras dos homens aqui (II Pedro 3:9-13), tudo será refeito, e apenas aqueles que são dEle, comprados por alto preço, estarão presentes naquele Dia extraordinário.

Enquanto isso precisamos sair do cativeiro do sistema do mundo, abandonar a mente de escravos do sistema desse lugar, e ser transformados pela Palavra de Deus! Isso fará toda a diferença não apenas para a qualidade de vida que teremos nessa vida, mas, principalmente, na vindoura!

Precisamos sair do cativeiro de elos invisíveis que prendem as vidas. Precisamos romper com as cadeias do sistema do mundo. Precisamos cada dia mais aprofundar nossa experiencia com O Reino de Deus!

Bem, meus irmãos! Essa é a minha palavra pastoral para esse momento em que vivemos. Precisamos acelerar esse processo porque a vinda do Senhor se aproxima, e tudo o que vemos vai passar. Muitos vão perder tudo porque tudo o que tem está nesse mundo.

Outros serão tremendamente abençoados porque tem obras para apresentar, tem tesouros no céu e para a eternidade, e farão bom proveito disso porque obedeceram ao Senhor.

E você? Está preparado para aquele grande dia?

Saia do cativeiro. Se O Filho libertar sua vida, você verdadeiramente será livre! Deus abençoe,

Haroldo Maranhão


Em tempo! Se for útil, preguei sobre esse conteúdo, com mais profundidade, na igreja da qual sou Pastor, dividido em duas partes:

A Parte Um, nesse link e a Parte Dois, aqui. Espero que seja bênção em sua vida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARREBATAMENTO EM SETEMBRO NA FESTA DE TROMBETAS?

  Logo mais, no mês de Setembro próximo, como acontece em todos os anos, será celebrada a festa de Rosh Hashanah, um banquete de dois dias, que relembra uma ordem do Senhor dada em Levíticos 23:24:   Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação.   Esse é um dia muito importante em Israel, porque marca o início do ano novo, é considerado um dia em que tudo re começa. É um dia sagrado, e um dos mais importantes do ano. Além disso, Rosh Hashaná, como acontece com outras festas judaicas, é conhecido por vários nomes ! Para esse post quero destacar alguns desses nomes, e um deles é Festa de Trombetas!   A Festa de Trombetas O Senhor Jesus cumpriu todas as primeiras quatro festas solenes do calendário judaico em seus dias precisos. Não sei se você sabe disso, mas em Sua crucificação, Ele cumpriu as três primeiras: Morreu crucificado na Páscoa, f

A CONTAMINAÇÃO DA HUMANIDADE: OS GIGANTES

  4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois , quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Gênesis 6:4 Um dos temas mais polêmicos que encontramos na Bíblia diz respeito à existência dos gigantes do passado. “Varões de renome”. Nefilins. Nós encontramos o primeiro registro de sua existência nos dias de Noé. Na verdade, eles são parte fundamental da razão pela qual O Senhor decidiu destruir a terra pelas águas do dilúvio. Além do pecado praticado de maneira desenfreada naqueles dias, houve também uma contaminação genética com esses anjos caídos. Se isso tivesse alcançado a toda a humanidade, não seria mais possível ao Senhor apresentar O Salvador, nascido de mulher, descendente de Adão e Eva para resgatar a raça humana. Afinal, se toda a raça humana estivesse corrompida geneticamente, não haveria um “segundo Adão”. Sei que é um tema polêmico para muitos, mas es

DE VOLTA PARA O BLOG

  “Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu propósito subsistirá e farei toda a minha vontade.” Isaías 46:10 Você que já me conhece por aqui, sabe que desde 2010 e, por muitos anos, ocupei esse espaço com o desejo de trazer informações e conteúdo sobre a agenda dos últimos dias. Alguns posts, reconheço, até mesmo beirando as assim consideradas “teorias da conspiração”. Mas eram VERDADE! Foi um tempo precioso para mim, porque pude estudar muito, ler e observar tanta coisa, e monitorar muito do que começava a se estabelecer no mundo, diante de nossos olhos, e que cumpria com clareza o que está registrado há milênios na Palavra de Deus. Ao longo daqueles anos pude compartilhar minhas percepções acerca da vida diária, que já vinha sendo transformada de maneira impressionante. Em extrema precisão e velocidade crescente, alinhando tudo o que era observado com todos os sinais que encontramos registrados na Bíblia sob