Pular para o conteúdo principal

O DIA DA VINGANÇA DO SENHOR



“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados ... a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus.” Isaías 61:1-2

O Dia da vingança do Senhor é um tema pouco ensinado ou pregado. Parece que a proclamação de que O Senhor, Deus bom, misericordioso e justo, é também Deus de vingança é algo contrário à fé cristã. Afinal, O Senhor Jesus ensinou claramente que nós não devemos nos vingar, pelo contrário, devemos sempre oferecer a outra face e perdoar aos que nos ofendem e afrontam. 
Há incompatibilidade nisso? Não. Em hipótese alguma. Todas as declarações são verdadeiras:

“... não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”
Romanos 12:19

“Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra
vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Hebreus 10:30-31

Somos chamados a não nos vingarmos uns dos outros é porque A vingança é do Senhor. Se nos vingamos, tomamos o “lugar errado”. Lugar do Senhor, motivo pelo qual não podemos agir assim. Ele é o justo Juiz, e exercerá uma vingança justa. Nos limites corretos.
Os filmes sobre o tema apresentam o herói do filme se vingando com justiça “aos nossos olhos”, pois, normalmente, bandidos sanguinários merecem sofrer porque mataram a sua esposa ou filha. Isso dá a ele o direito (segundo o enredo) de matar 487 pessoas com extrema crueldade, explodir imóveis, destruir carros, e até cidades. A “cereja do bolo” do filme será a morte mais horrorosa do “chefe” da quadrilha, para todos saírem do cinema "reparados"!
Mas será que é assim mesmo?
Creio que é justamente pelo fato de estarmos sendo programados por filmes e novelas, ao longo dos anos, com vinganças cada vez mais cruéis e desproporcionais, que temos dificuldades de entender que a vingança é do Senhor! Achamos vingança algo injusto... (mas até que gostamos...)
O conhecido princípio na lei, “olho por olho, dente por dente”, não é crueldade, mas uma justa reparação. A vingança permite “apenas” um olho por um olho, não os dois, mais o nariz ou quebrar a cara toda. É apenas um dente por um dente, e não por todos os dentes da boca, e o maxilar.
Entende o princípio?
A justiça precisa ser satisfeita pela vingança ou retribuição, que não é ruim, mas boa, quando justa.
A vingança ruim é a desproporcional. Nós não temos a capacidade de sermos “vingadores justos”, porque dependendo do que passamos, para nos sentirmos “retribuídos e reparados”, e se tivermos a oportunidade, "passaremos do ponto" se tivermos a oportunidade de nos vingar.
Assim, apenas O Senhor é Deus da vingança absolutamente justa! A retribuição exata para o que foi feito, vem apenas da Sua mão! 
Aliás, Ele diz que “prepara uma mesa perante nós na presença de nossos inimigos”. Não, a vingança não é um "prato que se come cru", mas um prato servido pelo Senhor, da maneira mais justa e honrosa, diante de uma plateia preparada por Ele mesmo, em uma situação que apenas Ele poderia providenciar. Mas para isso acontecer, precisamos DECIDIR não nos vingar, mas sujeitar a Ele nossa dor, humilhação e perda, e confiar que Ele, a Seu tempo, nos fará experimentar o melhor.
Voltando ao tema do post, SE O Senhor está pronto para fazer justiça em nossa vida diária, estabelecendo vingança a nosso favor, defendendo a nossa causa, imagine o Dia em que Ele vai tomar vingança para Si, de todos aqueles que não apenas rejeitaram a vida do Seu Filho Jesus Cristo entregue na cruz do Calvário, mas também zombam do Seu Nome? Dos que afrontam o Seu caráter, ridicularizam Sua Palavra, Sua Sabedoria, Seu Poder, Sua revelação?
Qual é a justa reparação que Ele tem direito diante dessas pessoas? O que devem esperar?
Bem, todos estes ficam confundidos pela Sua graça e misericórdia, porque O Senhor é tremendamente bom, e “não deseja que ninguém se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento” e “sejam salvos” (II Pedro 3:9 e I Timóteo 2:4).
Mas esse aspecto da revelação do Senhor tem um prazo de validade, que é chamado pela Bíblia de “época da Graça”! Por enquanto, a Sua Graça está estendida para que todos possam ser salvos pela pregação da Palavra, por arrependimento, pela graça, por meio da fé (Efésios 2:8-9). 
Mas, não se enganem, essa manifestação do Seu amor e misericórdia, será em breve substituído pela manifestação da Sua justiça! A Justiça manifesta pela Sua Ira será apresentada também pela vingança do Senhor, que será derramada contra o pecado da humanidade. Contra todos que se recusam a se arrepender de seus pecados, iniquidades e abominações, e, pelo contrário, tem prazer neles.
Daqueles que zombam de Seus ensinos e de Sua Sabedoria.
Será derramada contra os governos que se estabelecem em confronto com a Sua Palavra. Contra as nações que estabelecem leis perversas, que servem a ídolos e deuses falsos, que permanecem em rebelião contra o Único e Verdadeiro Senhor!
E esse Dia tem data certa, conhecida apenas pelo Senhor, mas é revelado como o Dia da Sua Ira, Dia da Vingança do nosso Deus, entre outras definições semelhantes. Dia terrível!
Sim, o Juízo vem. Vem sobre toda o planeta. Todas as obras da humanidade na terra serão desfeitas porque não servem em nada para O Senhor, não tem valor algum para Ele.
Sim, a Sua Ira vem, e é importante que em nossas pregações venhamos a alertar a todos para esse Dia. A pior coisa que pode acontecer para alguém é estar naquele Dia sem a proteção do sangue de Jesus Cristo.
Sim, Sua vingança vem, e naquele dia muitos vão perceber que “todas as religiões, e todos os caminhos levam a Deus”, e isso é uma tragédia. Esses são os caminhos para a destruição.
Sim, todosos caminhos levam a Deus, mas há um Único Caminho que leva ao Pai! 
E esse Caminho é Jesus O Cristo. 
Não esteja no “lugar errado” no Dia da Vingança do Senhor. Leve esse meu texto a sério. Faça suas próprias pesquisas na Bíblia. Receba o amor de Deus, Sua graça e bondade enquanto ela está estendida. Não há muito tempo mais, mas ainda há tempo.

​“Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
II Pedro 3:1-13

Esse é o texto bíblico, literal, verdadeiro. Essa é a descrição do que virá. Leve a sério, por favor. 
Veja os sinais!
Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AMOR DE MUITOS ESFRIARÁ...

Uma das marcas mais tristes que podemos identificar nos últimos dias, está contida nas palavras de Jesus em Mateus 24, quando Ele declara expressamente:

12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém que perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

Veja pelo contexto que Sua declaração acerca do amor esfriar fala especificamente aos que creem. Não podemos esfriar se não estivemos quentes antes.
É óbvio que podemos ver o amor esfriando no mundo ao nosso redor também, mas, como Ele estava falando com discípulos, e, Ele fala claramente sobre a perseverança para salvação, fica claro que Ele esta falando sobre os que creem, ou seja, nós!
E como cumprimento de Suas palavras, cada vez mais, ao longo dos nossos dias, percebemos cristãos fraquejando em seus posicionamentos de fé.
Em primeiro lugar por que, para muitos, a mensagem da salvação pe…

A "RESSURREIÇÃO" DA FÊNIX...

E a Fênix/Lúcifer apareceu...
No final dos jogos, quando perto do seu momento mais importante, lá estava ela.
Travestida de águia, o que confunde a muitos, tendo em vista, principalmente, o cenário norte americano...
Mas também, como objetivo maior dos ocultistas ao redor do mundo.
Confundir a maioria... a plena luz do dia.
Já não há uma Águia presente, em muitos momentos, quando símbolos importantes dos EUA aparecem, mas, sim, a Fênix.
E nos Jogos Olímpicos, também, ela se fez presente.
Você viu a imagem?

Recebi esta manhã um arquivo com esta montagem de um amigo meu:

Como você pode ver, já temos aqui toda a combinação das imagens, misturando a aparição da Fênix com os demais símbolos e associações ocultistas.
Claramente auto-explicativa.
Veja ainda que esta associação aos Jogos vem desde as Olimpíadas de Berlim, que foi, claro, a de número 11:


Isso eu vi no post do excelente BLOG Open Scroll, que é um dos meus favoritos aqui do lado, e é incrível que enquanto eu estava escrevendo e…

OS PODERES DOS CÉUS SERÃO ABALADOS!

A denominada "interpretação alegórica" usada para entender o livro do Apocalipse, teve sua origem muitos anos atrás, quando, porque ainda não era tempo, poucas coisas aconteciam na vida diária que expressassem algum cumprimento do cenário profético. Israel nem mesmo havia voltado a existir enquanto nação, e então o cenário dos últimos dias não estava pronto. Seus protagonistas não podiam ainda aparecer em cena. Além disso, porque algumas das coisas escritas no livro eram incompreensíveis e até mesmo impossíveis aos olhos das pessoas que viveram dezenas ou centenas de anos atrás, é compreensível a origem e desenvolvimento desta "escola alegórica" de estudo profético. Falar naqueles dias, por exemplo, de um terremoto que muda ilhas e montes de lugar, parecia algo além da compreensão daqueles irmãos que estudavam nos tempos antigos. Se alegórico, é viável... Entretanto, para nós que hoje sabemos pela tecnologia de GPS que sim, isso é possível porque já aconteceu, est…