Pular para o conteúdo principal

A MORTE DE BILLY GRAHAM E OS ÚLTIMOS DIAS...


"Somos ensinados nas Escrituras que haverão sinais apontando para o retorno do Senhor. 
Eu creio que vemos estes sinais no mundo hoje. Eu creio que a vinda do Senhor está próxima"

Billy Graham


Bem amigos, Billy Graham, provavelmente o pastor evangélico mais conhecido e admirado do último século, descansou nesta manhã de 21 de fevereiro de 2018.
Aos exatos 99 anos e 3 meses de uma vida inteira dedicada ao evangelho, deixa um legado incontestável. Sei que até há alguma polêmica em torno de alguns pontos de sua doutrina, mas isso não vem ao caso para este post. Quem sou eu para falar de Billy Graham?
O pastor mais influente, conselheiro de presidentes americanos, que pregou ao vivo para 200 milhões de pessoas em 185 países, além de incontáveis outras pelo rádio, TV e internet.
Provavelmente o pastor evangélico mais conhecido mundialmente.
Mas, como você sabe que este blog está relacionado a temas dos últimos dias. Não me apedreje, mas creio que alguns aspectos da vida deste homem, e hoje, sua morte, podem nos levar a inclui-lo entre tantos indicadores que fazem parte do cenário dos últimos dias.
Não, não se trata de um post literalmente bíblico, mas a algo que enquadraria como “conjecturas”. Conjecturas não dizem respeito à doutrina, à literalidade bíblica direta, à revelação, mas sim, conjecturas. Apenas conjecturas. Ok? 
Não me apedreje por este texto mas avalie com carinho meu exercício. Ou se preferir, desista do post, e vá fazer outra coisa...
Neste texto, quero propor que entendo haver um paralelo interessante a considerar na sua vida, como “material de apoio externo”, que, apesar de não diretamente bíblico, não contraria A Palavra de Deus.
Desde 2010 algumas pessoas chamaram minha atenção, com textos publicados em sites e blogs americanos, traçando paralelo e considerando Billy Graham como um "Matusalém contemporâneo”. 
Muitos deles diziam desde aquela época, que ele poderia ser alguém que seria como que um “marcador de tempo profético” por sua história de vida, por sua influência mundial, e pelo avançado de sua idade. Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, associando o nome de Billy Graham com Methuselah, que é Matusalém em inglês, verá muita coisa ainda disponível.

(Aproveito para fazer um parêntese para compartilhar uma brincadeira interessante, um paradoxo. Você sabia que Matusalém, embora seja o homem que mais anos viveu neste planeta, morreu antes de seu pai? Essa é boa, não? Bem, isso aconteceu porque Matusalém era filho de Enoque, que ainda não morreu, porque foi arrebatado...)

Sim, inegável que Matusalém é alguém profético! Afinal seu pai foi arrebatado, e ele morreu exatamente no ano do início do dilúvio. Noé, o edificador da arca, era seu neto!
Seu filho Lameque viveu menos que ele, mas viveu o interessante número de 777 anos!
Sim, interessante por que sete é um número bíblico importante, que marca algo como completo, perfeito. Uma quantidade exata e plena.
Assim que encontramos na Bíblia os sete dias da criação, e teremos provavelmente sete milênios da história da humanidade segundo a contagem bíblica. Temos as sete igrejas que recebem sete cartas de Jesus no livro do Apocalipse. Temos também as setenta semanas proféticas de Daniel, e a última semana, sete anos, do período da tribulação... Temos também Jesus exortando a Pedro e a todos nós, a perdoarmos setenta vezes sete... enfim... sete é um número interessante e muito importante biblicamente. Portanto, 777 nos deve chamar a atenção para alguma coisa em particular. 
Não acham?
Bem, eu acho. Ainda mais quando estes três nomes fazem parte de uma sequência interessante escondida nos primeiros nomes da história, e seus significados, se encadeados, nos levam a um entendimento fantástico! Algo que somente o Senhor poderia levar as pessoas a realizar, ao escolherem livremente os nomes de seus próprios filhos...
Deixe mostrar isso, associando o nome hebraico original a seu significado em português:

Hebraico       Português
Adão             Homem
Sete               Apontado, determinado
Enos              Mortal
Cainã             Desgraça, pena, aflição
Maalalel        O Santo Deus
Jerede            Descerá
Enoque          Ensinando
Matusalém    Sua morte trará
Lameque       Desesperado, sem esperança
Noé               Descanso ou conforto

Esta sequência dos nomes nos leva à possibilidade de escrever um texto assim, que traduzo do inglês pois vi essa aplicação em um site anos atrás:

"(Ao) Homem (está) determinado mortal penalidade; (mas) o Santo Deus descerá ensinando (que) Sua morte trará (ao) sem esperança, (o) descanso."

Sim, me parece lógica esta construção ao alinharmos os significados dos nomes.
Claro está para mim que encontramos aqui, na sequência dos nomes até Noé, uma profecia de duplo cumprimento e/ou significado:
O primeiro cumprimento: "Sua morte trará ao sem esperança, o descanso", claramente aponta para o fato de que "o Santo Deus desceu", pois Jesus O Cristo veio e viveu entre nós, "trazendo esperança" de salvação, como sabemos!
O segundo cumprimento, se encerra em uma dualidade: "O Santo Deus desceu" e a "sua morte" - morte de Matusalém - trará "desesperança" em Lameque, ou "descanso e conforto" em Noé.
Sim, os que foram até Noé, ou no caso, até a arca, as sete almas experimentaram descanso e conforto pela salvação que alcançaram. Já os que pararam em Lameque, ou seja, ficaram fora da arca, experimentaram o desespero e a desesperança, quando veio o dilúvio.
Bem, o nome Matusalém significa, portanto, algo como "sua morte trará"...
Ou seja, quando Enoque que andava com Deus, em profunda comunhão, deu um nome bem diferente e profético a seu filho. Com certeza, porque já sabia segundo revelação de Deus que, quando ele morresse, sua morte desencadearia algo. Afinal, é um nome muito diferente, não acham?
Imagino que alguém que vivesse tanto tempo naqueles dias, com um nome tão peculiar, deveria chamar muito a atenção do mundo em que viveu. Afinal, o que a sua morte traria?
Hoje sabemos que provavelmente Matusalém, em sua morte, "trouxe" o dilúvio. 
Sim, segundo a cronologia bíblica, Matusalém morreu no ano do início do dilúvio.
Podemos imaginar que ele acompanhou a construção da arca por seu neto, Noé, até porque Lameque, seu filho, morreu bem antes como vimos... Na verdade o que me interessou em minhas pesquisas é que há alguns estudiosos que trazem uma proposta muito interessante e possível... já digo.
Antes, veja que a Bíblia nos diz que Noé ficou sete dias dentro da arca antes de começar o dilúvio:

“Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara. E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.”
Gênesis 7:7-10

Não é possível ter certeza, mas alguns destes estudiosos creem que Matusalém teria morrido exatamente no dia em que Noé entrou na arca, para cumprir, assim, a profecia dada em seu nome, ou seja, “sua morte trará”. 
Será?
Não há como provar biblicamente... literalmente... mas, que faz sentido, isso faz!
Já quanto ao ano, não resta dúvidas. Veja o quadro abaixo com as idades de cada um segundo sua geração, que embora em inglês, é claro:


Bem, mas a que nos leva tudo isso?
Se Billy Graham for mesmo considerado um "Matusalém contemporâneo", sua morte poderia significar que estamos mesmo às portas do "dilúvio"... sem marcar uma data específica...
Jesus fez uma declaração interessante sobre esses dias em que vivemos, ou que estão logo ali, adiante de nós, ao comparar estes dias com os "dias de Noé", para que em nossas observações acerca do cenário dos últimos dias, pudéssemos encontrar padrões proféticos.

Ele disse: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem."
Mateus 24:37-39

Assim sendo, se os últimos dias serão como os "dias de Noé", não podemos ignorar a morte de Matusalém, nos "dias de Noé", trazendo algo com sua morte...
Não estou fazendo uma exegese de textos, mas estou apenas comparando cenários por lógica.
E neste cenário, destaco que não podemos ignorar a sinalização que está contida em Lameque, filho de Matusalém, pai de Noé, com o número 777.
Porque?
Bem, você que passa por aqui, já sabe que Donald Trump tem sido considerado por judeus e cristãos americanos como um "tipo contemporâneo" de Ciro, rei da Pérsia, que apoiou Esdras e os judeus quando da reconstrução do templo. Sua agenda eleitoral, influenciada pelos evangélicos americanos, incluiu o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, o que ele já fez como escrevi aqui, e a ajuda na reconstrução do Templo, algo que ele já disse que fará... Como escrevi aqui.
O chamado de Deus para Ciro para abençoar e ajudar a Seu povo está registrada em Isaías 45:

​"Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome."
Isaías 45:1-3

E em uma impressionante coincidência, Trump é exatamente o 45º presidente americano!
Além disso, ao tomar posse no dia 20 de janeiro do ano passado, agora em uma espantosa coincidência, Trump tinha exatos 70 anos, 7 meses e 7 dias! Veja aqui o 777!
Não fosse isso suficiente, o ano de sua posse, segundo o calendário judaico, foi o ano de 5.777!
E sim, claro, um detalhe... Se você não sabe, Trump significa trombeta em português!
Bem, amigos do Blog... estaríamos vivendo dias proféticos?
Sim, Trump e Billy Graham são personagens mundialmente conhecidos... não acha?


A morte de Billy Graham está sendo noticiada mesmo na mídia secular em larga escala, mesmo aqui no Brasil... Veja a matéria que saiu no UOL! Faça suas pesquisas adicionais...
Impressionante sua influência e reconhecimento mundial. Ele morreu aos 99, quase 100 anos, razoavelmente equivalentes, arredondando, aos 969, quase 1000 anos de Matusalém...
Será que a morte de Billy Graham, em meio a um cenário de tantas coincidências, aponta para uma proximidade do período dos últimos "7 dias" ou da última “semana de anos”?
Impossível dizer...
Como já disse, nada disso é literalmente bíblico, senão que faço apenas conjecturas. 
Conjecturas como me permito fazer eventualmente neste blog, desde que tenham algum fundamento bíblico, e que em nada contrariem as Escrituras...
E que, claro, harmonizem com outros conteúdos do cenário bíblico dos últimos dias...
Enfim, deixo estas reflexões para suas considerações.
O que todas estas coincidências significam? Talvez, NADA!
Não posso e não vou concluir nada. Mas o que posso dizer diante de tudo isso é... veja os sinais!
Deus abençoe,


Haroldo Maranhão

Comentários

  1. Caro Pr. Haroldo

    "“A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis” (Pv 25: 2).
    É difícil encontrar pessoas corajosas hoje em dia. Deus é mistério(Isaias 45:15) e nossa vida será uma eterna caça ao tesouro para descobrir o que Ele escondeu. Muitas pessoas gostariam de ver Deus face a face, mas Ele se revela apenas àqueles curiosos por natureza. Àqueles que se achegam para ver a sarça ardente e perguntar-se: -Mas o que é isso ??? Você tem sido muitíssimo curioso...Continue!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro missionário Ricardo... perdão, mas demorei demais para responder. Grato pelas palavras de encorajamento e amizade de sempre. Deus o abençoe ricamente no chamado que Ele tem em sua vida.
      Beijo a todos por aí.
      Haroldo

      Excluir
  2. Caro amigo muito boa a sua exposição, clara, para mim. Digamos uma intuição que nem todos tem. Deus abençoe, e o livre do mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Que bom que você entendeu a proposta do texto.
      Deus o abençoe também.
      Grato por comentar o post,
      Haroldo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O AMOR DE MUITOS ESFRIARÁ...

Uma das marcas mais tristes que podemos identificar nos últimos dias, está contida nas palavras de Jesus em Mateus 24, quando Ele declara expressamente:

12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém que perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

Veja pelo contexto que Sua declaração acerca do amor esfriar fala especificamente aos que creem. Não podemos esfriar se não estivemos quentes antes.
É óbvio que podemos ver o amor esfriando no mundo ao nosso redor também, mas, como Ele estava falando com discípulos, e, Ele fala claramente sobre a perseverança para salvação, fica claro que Ele esta falando sobre os que creem, ou seja, nós!
E como cumprimento de Suas palavras, cada vez mais, ao longo dos nossos dias, percebemos cristãos fraquejando em seus posicionamentos de fé.
Em primeiro lugar por que, para muitos, a mensagem da salvação pe…

A "RESSURREIÇÃO" DA FÊNIX...

E a Fênix/Lúcifer apareceu...
No final dos jogos, quando perto do seu momento mais importante, lá estava ela.
Travestida de águia, o que confunde a muitos, tendo em vista, principalmente, o cenário norte americano...
Mas também, como objetivo maior dos ocultistas ao redor do mundo.
Confundir a maioria... a plena luz do dia.
Já não há uma Águia presente, em muitos momentos, quando símbolos importantes dos EUA aparecem, mas, sim, a Fênix.
E nos Jogos Olímpicos, também, ela se fez presente.
Você viu a imagem?

Recebi esta manhã um arquivo com esta montagem de um amigo meu:

Como você pode ver, já temos aqui toda a combinação das imagens, misturando a aparição da Fênix com os demais símbolos e associações ocultistas.
Claramente auto-explicativa.
Veja ainda que esta associação aos Jogos vem desde as Olimpíadas de Berlim, que foi, claro, a de número 11:


Isso eu vi no post do excelente BLOG Open Scroll, que é um dos meus favoritos aqui do lado, e é incrível que enquanto eu estava escrevendo e…

PASTORES QUE AMALDIÇOAM MEMBROS QUE SAEM DA IGREJA? ESSA NÃO...

Tenho lido e ouvido falar muita coisa sobre pastores que “amaldiçoam” ovelhas quando estas decidem sair do ministério, e/ou mudar da igreja local que frequentam.
Alguns dizem literalmente que “amaldiçoam”, enquanto outros dizem apenas “não abençoo”!
O que pelo menos soa melhor...
Mas sim, alguns ou muitos, cometem o absurdo ato de literalmente amaldiçoar pessoas que apenas dizem que querem sair de sua igreja, para ir congregar em outra igreja local...
Não, não estão em pecado, não, não apostataram da fé, não, não renegaram Jesus, O Cristo.
Apenas querem mudar de igreja local!
Este tema de hoje trata de uma situação que é muito estranha para fazer parte do que pensamos ser a Igreja de Jesus, O Cristo, mas acontece em nossos dias.
Tenho sido procurado e consultado por pessoas com dúvidas a respeito, acompanho as notícias do “mundo gospel”, e sei que algumas das assim chamadas “igrejas midiáticas” têm este tipo de prática.
Com tantas situações assim acontecendo em nossos dias, e por achar isso …